segunda-feira, 29 de julho de 2013

Espartilho, Corset, Corselet e Corpete: Qual a Diferença ?


Até um certo período atrás pra mim as palavras espartilho, corset, corselet e corpete eram sinônimos. Tanto que eu só fui descobrir realmente que eram peças diferentes há uns três anos atrás, quando comprei meu primeiro espartilho. Eu cheguei à loja super feliz e saltitante pedindo que a vendedora me trouxesse um corpete, ela disse que ia buscar lá dentro e eu fiquei aguardando. Quando a moça chegou ela me trouxe uma fantasia erótica. Eu fiquei sem entender e tentei explicar o que queria. Aí ela me explicou que o que eu queria mesmo então era um espartilho/corset e não um corpete. Quando cheguei em casa a primeira coisa que fiz foi pesquisar a diferença entre os nomes que eu considerava a mesma coisa. Pois bem, chega de encher linguiça com as minhas histórias e vamos ao significado de cada uma destas palavras.

Espartilho/Corset


Estas duas palavras sim, significam a mesma coisa! Na verdade a palavra espartilho é a tradução de corset. Esta peça é mais estruturada do que um corselet e um corpete, pois é confeccionada com várias camadas de tecido. Antigamente, como as mulheres tinham que ter uma boa postura, elas utilizavam o espartilho com esta finalidade.Porém, hoje em dia as moças usam afim de reduzir medidas.O que até dá certo, mas só pra região da cintura, porque aperta as costelas. Há também quem use pra fins eróticos, o que não é a real função dessa peça. Tanto que as peças eróticas não tem a mesma estrutura do espartilho, são só "inspiradas'', digamos assim.

Corselet

 

















O corselet podemos dizer que é um "corset genérico". É feito praticamente só pra fim erótico mesmo, já que não tem nem de longe a estrutura do espartilho, não afina a cintura (aperta, mas não afina) e é feito com um material muuuuuito mais barato que o espartilho.

Corpete



O corpete é o mais simples entre todos eles. É praticamente uma "blusinha" com barbatanas (nem sempre tem as barbatanas) geralmente de plástico, podem ser confeccionados em tecido elástico ou não, não sendo necessário o uso de forro, são fechadas por zíper ou ilhós como o cosert. Na maioria das vezes é vendido como peça erótica. É o mais fácil de ser encontrado em lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário