quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Discurso de Ódio x Liberdade de Expressão



Oi meu povo amado!
Eu não sou o tipo de blogueira que costuma postar textos de reflexão, mas achei esse assunto extremamente necessário de ser discutido porque atualmente tudo o que a gente vê  é a propagação e banalização do ódio, um sentimento que nem deveria existir. Eu vejo muita gente fazendo referência a ele, na maioria das vezes, até como se fosse uma coisa positiva (?).  E eu definitivamente não consigo entender o motivo disso.

Por que um sentimento que oprime, deprecia e machuca é tratado com tanta naturalidade? Está cada vez mais comum ver gente descarregando o ódio em outras pessoas e como "argumento" ainda tem a cara de pau de dizer que aquilo é só uma opinião e que merece respeito. Mas será que o fato de ser uma "opinião" faz com que aquilo deixe de ser preconceituoso e ofensivo? Será mesmo que discurso de ódio pode ser considerado liberdade de expressão?

Outra coisa que eu tenho visto muito, é gente encher a boca pra dizer que fez amizade com alguém porque ambas odiavam uma pessoa em comum. Esse é mesmo um motivo pra se orgulhar? Essa forma de começar uma amizade é motivo de alegria? Eu não estou sendo hipócrita de dizer que você deve ser bonzinho o tempo inteiro e ser sempre positivo, até porque o ser humano é feito de sentimentos bons e ruins. O que me intriga é que as pessoas querem mostrar só os ruins e o tempo todo, por qualquer razão que seja. Para a maioria, a mínima besteira que acontece já é motivo pra descontar todo o rancor em tudo e em todos.

O ódio só destrói quem o cultiva. Quem tem o hábito de odiar, de guardar rancor NUNCA  será feliz. Porque esse tipo de gente só se sente bem vendo a derrota alheia, e o prazer no fracasso do outro não é felicidade, é apenas uma válvula de escape da própria insegurança e auto-destruição. 

Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Nossa, até fiquei sem palavras. Você falou TUDO! Realmente amei o texto!

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do que você falou, pq é muito do que acho. Afinal acho que cada um tem o direito de falar o que quer, desde que não seja algo criminoso, como agressões verbais e preconceito, como a maioria dos discursos de ódio que vemos pela internet. Beijocas Diva
    Blyza

    Divas Pin Up

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso! Tbm não entendo pra que tanto ódio!
    Ás vezes é assim, ta vendo? Vem a inspiração e saem ótimas reflexões
    Beijoos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto, concordo com tudo!
    Acho ridículo pessoas que agridem outras verbalmente.. e isso tem de monte por aí!

    Beijos
    Amorices | Me ajude curtindo a Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Caramba, deveria fazer mais textos assim..porque você arrasa!

    Beijo,
    Meu Cotidi4no.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei, eu acho que não podemos negar essa condição, ódio é um sentimento natural do ser humano... O problema são as consequências e a invasão do espaço do outro, sabe? Gostei muito do seu texto <3 Parabéns!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  7. A verdade é que as pessoas querem se "expressar" nas redes sociais, em forma de debate, como se fossem politicamente corretos, mas não aceitam a opinião de ninguém. É mente fechada, na minha opinião. Vi muita gente do meu facebook, inclusive, discutindo por isso. Discutindo feio! É triste, de verdade. Pessoal não sabe mais o que é ter um debate saudável. :/

    http://sabetipoassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nesses últimos dias, especialmente por causa das eleições, vi muita gente usar ódio para justificar escolhas e a tal liberdade de expressão. É muito triste, né =\ As pessoas simplesmente perdem a razão quando deixam o ódio dominar.

    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  9. Putz... se orgulhar de ter começado uma amizade com alguém por odiar uma pessoa em comum é o fim mesmo né ?

    Parabéns pelo texto amôura. Espero que muitas pessoas o leiam.

    Bjo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
  10. Nossa, falou tudo! Tb acho lamentável quem começa uma amizade pq ambas odeiam uma determinada pessoa... isso não é motivo pra se orgulhar mesmoo!
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do texto, ainda mais a frase sobre pessoas que se tornam "amigas" por odiar a mesma pessoa. Sério, acho isso totalmente sem noção e ridículo. Vai achar afinidades legais e do bem, neh.

    Beijos.
    Ps. Vou seguir teu blog, segue o meu também?
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo texto, sou nordestina e vi o tanto de postagens preconceituosos sobre o nordeste, é triste
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  13. Sou nordestina <3
    Texto M A R A V I L H O S O <3

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  14. As pessoas realmente estão confundindo as estações... infelizmente não podemos deixar discursos de ódio se tornarem banais, por que isso pode não acabar bem. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esses dias meu Facebook estava um horror, até evitei de ficar entrando exatamente por isso o que você escreveu. As pessoas perdem a noção e começam a viajar na maionese e acham que só a opinião delas é que esta certa.
    Quando vejo aqueles textos enormes no Facebook já nem me dou mais o trabalho de ler, porque das vezes que li me decepcionei com tanta bobagem, é nítido que as pessoas falam nem embasamento, só se apoiando em suas próprias opiniões ao em algo que leram na internet.
    Isso é outra coisa que não consigo entender, alguém acreditar em tudo o que lê por aqui, nesse mundo onde qualquer pode falar qualquer coisa e os outros acreditam e tomam como verdade absoluta. Isso é coisa de gente que não busca informação e nem busca entender os dois lados de uma história.

    Beijos e parabéns pelo texto
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  16. Texto maravilhoso, tirar esse peso é importante, pessoas boas sempre se incomodam com a ruindade do mundo. Parabéns Natália!
    Dá uma passadinha no meu blog quando puder: Sexo, Fraldas e Rock'n Roll
    Bjs ***

    ResponderExcluir
  17. o ódio é o mal dessa geração, E isso ta ficando cada vez pior. Eu também não entendo o motivo, mas acho que a gente tem que fazer a nossa parte de não ser assim.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi flor, achei o seu texto corretissimo. O odeio apenas destroi e a falta de perdao soh faz mal aquele que nao perdoa. Devemos ter opniao, mas respeitar o proximo! Mtu boa sua colocacao!

    www.sisterlylove.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Natalia!
    ótimo texto, mas acho que ódio é inevitável. Eu um sentimento como outro qualquer, faz parte da gente. Já fiz amizades incriveis por "odiar a mesma pessoa", isso é só um atalho mesmo. :D
    Beijão, Ana do dia <3

    ResponderExcluir
  20. Concordo com suas palavras. Parece que tá meio na 'moda' odiar algo ou alguém. Sinceramente.. eu acho que as pessoas deveriam ter mais o que fazer do que ficar odiando os outros. Ou são pessoas bem desocupadas ou entao mal amadas. Pq sinceramente, amar é muito mais prazeroso do que odiar!
    Beijos =*
    Aline,
    morandocomele.com

    ResponderExcluir