segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Guia dos Pincéis de Maquiagem

Assim que a gente está começando a se interessar por maquiagem é bem comum ter muitas dúvidas. Principalmente com relação aos pincéis, surgem várias perguntas: "Quais servem pra quê?" Quantos eu preciso ter?" "Será que realmente é necessário?"
Pra acalmar as frustrações que eu também já tive, montei um guia explicando pra que serve cada um e incluí também esponjinhas e mãos em cada categoria. E o bom é que você não vai precisar sair comprando de um monte de pincéis, porque muitos deles servem pra mais de uma coisa!

  1. Língua de Gato: Esse é o mais fácil de ser encontrado. A vantagem que ele tem é que a cobertura é muito alta, mas isso acaba sendo desvantagem também porque acaba atrapalhando um pouco na hora em que você quer fazer uma pele mais "natural".
  2. Duo Fiber: Esse, ao contrário do primeiro, tem uma cobertura super leve e é ideal pra quem gosta de uma pele com aspecto natural ou pra quem não precisa cobrir muita coisa.
  3. Língua de Gato Reto: Esse é mesma coisa do primeiro, a única coisa que muda é a ponta ser reta.
  4. Kabukis: Esse é tipo uma mistura do língua de gato com o duo fiber. Ele tem uma cobertura alta, mas deixa a pele com aspecto natural. É perfeito pra quem precisa cobrir muita coisa, mas não quer parecer tão maquiada.
  5. Esponjinhas: Elas são muito práticas e baratinhas, além disso são ótimas pra aplicar. O lado ruim é que são descartáveis e como acumulam produto acabam desperdiçando base ( Pra mim elas não dão muito certo porque sou mão de vaca odeio desperdício). 
  6. Beauty Blender: Essa esponja dá um ótimo acabamento à pele e deixa com um aspecto bem natural. O único problema é que ela acaba absorvendo boa parte dos produtos líquidos, o que resulta em desperdício. 
  7. Mão: Sim, a base também pode ser aplicada com as mãos. Na minha opinião, é uma das formas mais eficazes porque você acaba tendo mais controle da aplicação. Mas lembre-se que é super importante que elas estejam bem limpinhas. 

  1. Pincel Comum de Pó/Blush: Esse é o que uso normalmente. Pra mim ele só tem vantagens, porque é super fácil de encontrar e também dá pra ter bastante controle na hora de aplicar.
  2. Pincel com Ponta Fina: Esse faz um trabalho até bom pra aplicar pó, mas por ser fino ele é melhor pra espalhar o produto em áreas especificas do rosto.
  3. Duo Fiber: É maravilhoso pra quem quer um acabamento menos artificial. Como aplica pouco produto dá aquela cara de que você já acordou com aquela pele.
  4. Esponjinha: Geralmente elas já vem junto com o pó. As esponjinhas dão uma cobertura alta e se você acabar pesando a mão podem deixar sua pele com um aspecto muito artificial.
  5. Kabuki: Assim como as esponjas o Kabuki tem uma cobertura muito alta, então todo o cuidado é pouco na hora de utilizá-lo.

  1. Língua de Gato p/ Corretivo: Ele é ótimo pra cobrir manchinhas e espinhas, mas para olheiras eu não gosto muito porque demora muito pra cobrir.
  2. Língua de Gato p/ Base: Sim, o clássico língua de gato pode ser usado para aplicar corretivo. E ele cobre super bem as olheiras, o único problema é que pra cobrir manchinhas e espinhas não dá muito certo porque é muito grande e acaba depositando muito produto.
  3. Precision Kabuki: Ele é muito bom pra cobrir tanto as manchinhas quanto as olheiras, pois tem um acabamento muito bom.
  4. Esponjinha: As esponjinhas são maravilhosas pra cobrir tanto manchinhas quanto olheiras também. Elas têm uma cobertura ótima!
  5. Mão: Na verdade não é bem com a mão e sim com o dedo anelar que você vai aplicar o corretivo. Essa técnica é muito boa porque dá pra ter bastante precisão e também porque o dedo anelar não machuca a região das olheiras, que é bem sensível.
  1. Pincel Chanfrado de Blush: Esse pincel é muito bom pra quem quer fazer um contorno mais sútil porque ele esfuma super bem. O único lado ruim é que por ser fofinho não dá muita precisão.
  2. Pincel de Esfumar Sombra: Esse é maravilhoso pra quem ainda está aprendendo porque ele facilita muito na hora de fazer o contorno. Ele dá muita precisão e esfuma super bem!
  3. Pincel de Contorno: É muito bom pra quem quer bastante precisão, o ponto negativo e que não esfuma muito bem.
  4. Pincel com Ponta Fina: Ele é bom pra contornar porque dá muita precisão, o ponto negativo é que aplica muito produto. Então, é só não pesar a mão!
  5. Slanted Precision Kabuki: Ele tem os mesmos prós e contras do nº 4.
  1. Pincel Chanfrado de Blush: Esse pincel é ótimo pra aplicar blush porque dá bastante precisão e acompanha o formato do rosto.
  2. Kabuki: Aqui você tem que ter mão leve porque se não corre o risco de ficar parecendo a Emília. Como tem uma cobertura pesada, a chance de parecer que você levou chineladas na cara é grande. Mas claro, isso só vai acontecer se você pesar a mão.
  3. Pincel Comum de Blush/Pó: Esse o mais fácil de ser encontrado. É bem fácil de utilizá-lo e dá um acabamento bacana.
  4. Duo Fiber: É bom pra quem tem medo de pesar a mão porque ele não aplica muito produto. Também é ótimo pra blushes líquidos.
  1. Pincel Leque: A função desse pincel na verdade é limpar sombra ou outras sujeirinhas que caem no rosto, mas eu amo usar esse pincel pra iluminar no alto da bochecha porque ele dá um acabamento bem leve.
  2. Pincel de Contorno: Ele também dá um acabamento bem leve, é ótimo pra iluminar o meio do nariz.
  3. Pincel Chanfrado de Blush: Esse pincel é bom para aplicar iluminador por trazer bastante precisão.
  4. Duo Fiber: Como aplica pouco produto é ótimo pra quem não quer exagerar no iluminador ou quem vai usá-lo na versão líquida.
  5. Pincel de Esfumar Sombra: Esse é perfeito pra quem quer aplicar o iluminador com mais precisão.
  1. Pincel de Esfumar: Como o nome já diz ele é ótimo pra fazer esfumado, além disso eu gosto bastante de usá-lo pra marcar o côncavo.
  2. Pincel de Corretivo: Quando o efeito desejado é aquele olho bem pesado e carregado, o pincel de corretivo é a melhor opção.
  3. Short Shader: Esse pincel é super eficiente pra aplicar sombra rente aos cílios inferiores e para esfumar o delineador.
  4. Esponjinha: Normalmente ele já vem junto quando você compra uma sombra ou uma paleta. Ele é bom para concentrar a cor e criar um efeito mais marcado.
  5. Chanfrado: É maravilhoso pra fazer delineado, se você ainda tá começando e não leva muito jeito fazendo gatinho pode apostar nesse pincel porque ele facilita bastante.
  6. Pincel Lápis: Esse aqui faz um ótimo trabalho em esfumar pequenos detalhes.
  7. Mão: A mão também serve pra aplicar sombra, ou melhor os dedos. Funciona bem pra concentrar cor e iluminar pontos estratégicos.


Então foi isso gente, tentei explicar da maneira mais simples possível com base nas experiências que eu já tive. Foi até por isso que faltou muito pincel ainda na lista.
Eu espero ter ajudado e que as explicações tenham ficado claras.
Beijos no coração e até mais!
Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Uso bastante este: Slanted Precision Kabuki

    ResponderExcluir
  2. Metade dos pincéis dessa lista eu não conhecia, muito menos sabia pra que servia.
    Mas sei que eles fazem muita diferença na maquiagem!!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. Olá Natália, tudo bem linda? Minha primeira vez aqui no seu blog!rs

    Não poderia ter escolhido um post melhor, é muito importante saber a funcionalidade de cada pincel, muitas pessoas ainda sentem essa dificuldade na hora de escolher e comprar, e muita das vezes compram ou já tem quantidades de pincéis repetidos e ficam na falta dos essenciais!

    Beijos, fique com Deus!
    www.leyareismk,com

    ResponderExcluir
  4. Eu só tenho pinceis bem basicos, prefiro makes mais leves e rapidas então sempre acabo passando com a mão mesmo haha

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei o guia, conheço os pincéis!
    Comentarista do mês de outubro - Prêmio: layout.
    Participe AQUI | blog Montada no Estilo

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de post
    adorei <3

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram: @samaralima_03

    Um beeeeeijo <3

    ResponderExcluir
  7. Muito bem explicadinho mesmo. Eu redescobri o Língua de Gato e tenho usado bastante. Tô querendo o pincel de contorno da QDB!
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  8. Queria muito uma esponjinha dessas.

    Beijos! | @steffanylopess
    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda estou terminando de completar meu arsenal de pincéis kkk parece que não acaba mais!

    http://www.fashionelas.com/

    ResponderExcluir
  10. Mtu bom o seu post, conhecer o pinceis faz toda a diferenca em uma make. Mtu esclarecedor o post! Bjs

    www.sisterlylove.com.br

    ResponderExcluir
  11. Post útil pra quem gosta de maquiagem e tem certas dúvidas quanto a isso. Eu tenho um problema sério chamado: odeioasensaçãodealgosobreaminhapeletite. Acabei de inventar a doença mas eu tenho ela ;-; huehuehu. Eu não entendo nada de pincel e só uso maquiagem na festa de Halloween e uso o dedo mesmo por que eu só tenho que passar uma bola preta em volta do meu olho, sou a Morte MUAHAHAHA Tenho uma foice muito linda também u-u huehue.
    Zombie Vegetarianos

    ResponderExcluir
  12. Queria muito uma beauty blender pra chamar de mim, deve ser ótimo aplicar base com ela!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  13. Seu post foi super útil pra mim, não entendo nadaaaa de maquiagem, me tirou várias dúvidas.

    Preserve Suas Raízes | Fã Page

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse tipo de postagem. Como não sou muito boa com makes, sempre acho que devo "estudar mais" e suas explicações foram muito boas. Me ajudou muito as esclarecer algumas dúvidas. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre fico meio perdida com os pincéis. Eu tenho vários, mas às vezes não sei COMO usar, mesmo sabendo a função. Acho que não tenho mãos muito mágicas pra maquiagem, apesar de adorar hahaha Adorei o post :)
    Bjs
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, os pinceis são sempre um ponto fraco pra mim. Compro vários e nem sei pra que serve direito, mas busco me informar. e esse post me ajudou bastante.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu quero o kabuki e a beauty blender *_* Um pincel que eu adoro é o duo fiber :)

    bjos :**
    http://amigasricascomblush.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adore mais conhecer os tipos específicos de cada pincel

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Pinceis é uma das coisas mais importantes para um make perfeito! Obrigada pelas dicas.

    Eu tbm tenho um blog: http://coquitabonita.blogspot.com.br/
    Me visite!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. adorei o post, muito bem explicado, tenho varios pinceis e nao sabia o nome de alguns..bjs
    www.blogpinkmakeup.com

    ResponderExcluir
  21. Sou viciada em pinceis, tenho vários e sempre quero mais, meus favoritos são kabukis e duo fibers.

    www.rockcomluxo.com
    MEU CANAL NO YOUTUBE: www.youtube.com/natypottersena

    ResponderExcluir
  22. Oi flor ♥
    Gostei muito desse tutorial. Comprei a pouco tempo um kit de pinceis e não sei o que a maioria fz, pois não diz neles hehehe. E sou super inexperiente na maquiagem.
    Querida, adorei saber quais servem para esfumaçar, estou louca para aprender essa técnica.
    Adorei saber que o "Língua de gato" é tão versátil.
    Aaaah, eu quero uma Beauty Blender!!!! Hehehe.
    Beijinhos ♥

    Pink CupCake | Fanpage

    ResponderExcluir