sábado, 23 de maio de 2015

Co Wash, Low Poo e No Poo: O que são e pra que servem

Tenho que admitir que na primeira vez que eu ouvi falar sobre no poo e low poo achei que era neura de pessoas obcecadas pelo cabelo. Até que um dia conversei com uma menina que faz uso da técnica e quando perguntei a ela qual era o motivo pra não usar shampoo tive uma explicação tão clara e didática, que até comecei a me interessar pelo assunto.


Eu fiz uma série de pesquisas antes de decidir se iria aderir a uma dessas rotinas ou não. E depois de muita ler muito e assistir bastante coisa sobre no/low poo, percebi que valia a pena testar e ver se os efeitos seriam positivos ou negativos no meu cabelo.


Hoje já faz uns dois meses que sigo a rotina low poo e não me arrependo de forma alguma, meu cabelo se deu super bem com a técnica e eu não me vejo mais usando shampoo com sulfato forte.
Essa maneira de cuidar do cabelo se tornou popular através do livro The Curly Girl (A Garota Cacheada) escrito pela cabelereira Lorraine Massey. Então pra quem quer se aprofundar no assunto, eu recomendo essa leitura.




O que é No Poo?


No poo é uma técnica de limpeza capilar aonde você não utiliza sulfato, mas para cortar o sulfato consequentemente é necessário abandonar o uso de componentes insolúveis em água pois eles deixam resíduos no cabelo e só o shampoo com sulfato consegue removê-los. 

Como não se usa shampoo, a lavagem capilar é feita a partir de um método chamado co wash, que é lavar os cabelos somente com condicionador. Mas para isso o condicionador não pode ter silicones insolúveis e nem derivados do petróleo.

Se você remover o sulfato por completo e não remover os silicones insolúveis e petrolatos da sua rotina, o cabelo acaba ficando com aspecto de sujo e oleoso. Então aderir o no poo dá um pouquinho de trabalho, porque é necessário que você fique atenta às fórmulas dos produtos que você vai utilizar nas madeixas. 

O que é Low Poo?


Low poo é uma técnica de limpeza capilar aonde você só utiliza os sulfatos mais leves e o uso deles é esporádico, ou seja uma vez ou outra. Como se usa sulfato é liberado o uso de silicones insolúveis pois o anfótero (cocoamidopropil betaína) consegue removê-los do cabelo sem agredir, mas os petrolatos continuam sendo proibidos pois somente o sulfato forte consegue retirá-los do cabelo. 
Assim como na rotina no poo, utiliza-se o co wash como método de limpeza mas intercala-se lavagens com condicionador e com shampoo sem sulfato.

O que é Co Wash?


Co wash é lavar os cabelos utilizando condicionador. Eu sei que a gente cresce ouvindo que não pode usar condicionador na raiz, mas o que acontece é que a grande maioria dos condicionadores têm silicones insolúveis e derivados do petróleo e nesse caso realmente não é correto usá-lo na raiz. Mas se o condicionador não tiver nenhum desses componentes, ele consegue lavar o couro cabeludo tranquilamente.

( www )

Por que seguir uma rotina no/low poo?


Porque os sulfatos tem um poder ultra-limpante e ao invés de tirar só a sujeira acabam retirando a hidratação natural dos fios. Além disso, os derivados do petróleo, presente na maioria das máscaras de tratamento, não trazem nenhum benefício real para o fio. Os petrolatos só maquiam o cabelo e escondem o real estado em que ele se encontra, então faz parecer que as madeixas estão super saudáveis mas na realidade os danos permanecem os mesmos.

E o pior é que isso acaba virando um ciclo: você lava o cabelo com sulfato forte, ele resseca os fios, você usa produtos pra tratar e eles só disfarçam o problema e lá vai você usar sulfato e ressecar novamente o cabelo...

Meu cabelo é fino e/ou oleoso, posso seguir uma rotina no/low poo?


Apesar dessa técnica ser muito mais utilizada por pessoas cacheadas e crespas, que têm uma tendência a ter os fios mais secos, não há problema algum uma pessoa com cabelo oleoso ou fino reduzir ou abolir o uso de sulfato. 

Eu, por exemplo, tenho o cabelo bem fininho e sempre foi um problema usar leave in ou creme de pentear porque tudo pesa o meu cabelo. Como eu aboli o uso de derivados do petróleo, minha juba acabou ficando mais leve do que antes.

Também é importante ressaltar que tanto cabelo quanto pele quanto mais você retira a oleosidade natural, mais óleo eles passam a produzir como tentativa de reposição. Então nesse caso low poo ou no poo também ajudam bastante.

Lista com os Componentes Liberados e Proibidos

Eu ia listar aqui, mas como o post iria ficar gigante eu optei por deixar o link pra quem se interessar dar uma lida. Então pra ver a listinha é só clicar aqui.
Ah, e tem também um grupo no facebook pra conversar com outras pessoas adeptas da técnica e tirar dúvidas (link aqui).



Vocês já conheciam esse método de cuidar dos cabelos? 
Alguém aí é adepto? E se não, teriam coragem de testar?
Quero saber a opinião de vocês.
Um beijo!

Me acompanhe nas redes sociais:
Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Oi!!!!!!!!!!!!!!!! Eu tenho que falar que nem SABIA que existia essas técnicas e foi bom saber, pra ficar mais ligada no universo feminino, mas, confesso que fiquei até com dó quando você disse que tem uma juba (sério, seu cabelo é LINDO!)
    Tchau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ps: Visite meu blog!
    http://paraliseiobico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor ♥
      Juba é modo de falar, rs.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu e meus 21 anos (LEIA-SE beirando 22) não sabia que existia isso nããão. Velho meu cabelo tem muita química, muita mesmo. Será mesmo que dá certo? Se bem que de todas os experimentos que fiz no meu cabelo, sem dúvida esse seria o menos pior, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Um beijo lindona, to te seguindo :*

    Eu, Barroncas | E à vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, flor?
      Eu acho que daria certo sim, a menina que me apresentou pra rotina mesmo tem o cabelo com bastante química.
      Beijos e obrigada ♥

      Excluir
  4. Que legal adorei o post super bem explicado adorei saber sobre essa nova técnica!!!
    Muito legal você compartilhar
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
  5. Que técnicas legais, adorei. Não sabia de nenhuma dessas
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia flor, mas achei bem complicadinha não entendo nada dessas coisas haha (;

    | Aquarela do Esmalte|

    ResponderExcluir
  7. Gente, deve ser bem complicado ficar nessa rotina ne ? Nao sei se me adaptaria a ela, prefiro fazer normal mesmo kkk. Beijos, tem post novo la no blog.
    http://bhulago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco complicado mesmo, flor. Eu mesma até hoje não me adaptei totalmente, rs.

      Excluir
  8. não conhecia mais se pode nos ajudar a deixar os cabelos melhores , ok .. apesar que achei tudo bem complicado rs'
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda bastante mesmo, mas realmente não é uma rotina muito fácil de seguir rs.

      Excluir
  9. Oi, tudo joia?
    Eu ainda não conhecia, adorei saber. Só achei um pouco complexo para mim, acho que minha preguiça não iria me permitir fazer esse processo hahaha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim e você ?
      Hahaha, é um processo complexo mesmo.

      Excluir
  10. Conheço a técnica, mas não faço prática! Acho muito interessante e estou sempre em buscar de cremes sem proibidos... Vou alternando... tem dado certo pra mim. E é isso mesmo que você falou, um ciclo sem fim rsrsrs

    Beijos mil ♥
    O papo é dela! ♥

    ResponderExcluir
  11. O seu post está bem explicativo. Sinceramente eu ainda não tinha ouvido falar na técnica, mas eu sempre pensei se seria possível usar somente condicionador porquê meus cabelos ficam bem opacos quando lavo o cabelo com shampoo. Agora só falta a disposição pra testar!
    www.ninapessoablog.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu post, tudo muito bem explicado e fácil de entender. Sabe que eu ainda não conhecia essa técnica? Achei bem interessante.
    Beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Socorrinho menina, não conhecia essa técnica! achei bem interessante!!
    amei o post, tudo bem explicadinho <3


    bjos
    http://colecionandoimperfeicoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar dessa técnica e amei! Vou começar a prestar mais atenção!

    www.atmarinaamancio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Caramba, é cada método novo que a gente fica doida hein? Esse eu nunca tinha ouvido falar, mas me interessei bastante! Vou ler mais sobre isso!
    Beijos e boa semana ♥

    ResponderExcluir
  16. oi naty , s2
    quanta técnica bacana lindona!
    adorei .. beijinhos
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  17. Eu já conhecia, mas tenho medo de testar pelos fios finos e oleosos.. preciso dar uma chance!
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  18. Uso No e Low Pow há algum tempo, na verdade, alterno entre os dois e preciso dizer quem ambos mudaram a minha vida, principalmente por que eu tenho cabelos cabelos cacheados e preciso hidratar o cabelo pra isso. Sou a conhecida como a louca do sufato. . Adorei conhecer o blog, tô seguindo ele, SobreLentes.blogspot<

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca tinha ouvido falar nisso, mas achei bem interessante. Vou acessar os links que você indicou! ^^

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia e gostei bastante. Ótimas dicas!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia essa técnica e fiquei muito interessada em saber mais. Vou pesquisar agorinha mesmo. O post tá ótimo e muito bem explicado. Um beijo linda!

    ResponderExcluir