Eu fiz uma série de pesquisas antes de decidir se iria aderir a uma dessas rotinas ou não. E depois de muita ler muito e assistir bastante coisa sobre no/low poo, percebi que valia a pena testar e ver se os efeitos seriam positivos ou negativos no meu cabelo.
Hoje já faz uns dois meses que sigo a rotina low poo e não me arrependo de forma alguma, meu cabelo se deu super bem com a técnica e eu não me vejo mais usando shampoo com sulfato forte.
Essa maneira de cuidar do cabelo se tornou popular através do livro The Curly Girl (A Garota Cacheada) escrito pela cabelereira Lorraine Massey. Então pra quem quer se aprofundar no assunto, eu recomendo essa leitura.
O que é No Poo?
No poo é uma técnica de limpeza capilar aonde você não utiliza sulfato, mas para cortar o sulfato consequentemente é necessário abandonar o uso de componentes insolúveis em água pois eles deixam resíduos no cabelo e só o shampoo com sulfato consegue removê-los.
Como não se usa shampoo, a lavagem capilar é feita a partir de um método chamado co wash, que é lavar os cabelos somente com condicionador. Mas para isso o condicionador não pode ter silicones insolúveis e nem derivados do petróleo.
Se você remover o sulfato por completo e não remover os silicones insolúveis e petrolatos da sua rotina, o cabelo acaba ficando com aspecto de sujo e oleoso. Então aderir o no poo dá um pouquinho de trabalho, porque é necessário que você fique atenta às fórmulas dos produtos que você vai utilizar nas madeixas.
O que é Low Poo?
Low poo é uma técnica de limpeza capilar aonde você só utiliza os sulfatos mais leves e o uso deles é esporádico, ou seja uma vez ou outra. Como se usa sulfato é liberado o uso de silicones insolúveis pois o anfótero (cocoamidopropil betaína) consegue removê-los do cabelo sem agredir, mas os petrolatos continuam sendo proibidos pois somente o sulfato forte consegue retirá-los do cabelo.
Assim como na rotina no poo, utiliza-se o co wash como método de limpeza mas intercala-se lavagens com condicionador e com shampoo sem sulfato.
O que é Co Wash?
Co wash é lavar os cabelos utilizando condicionador. Eu sei que a gente cresce ouvindo que não pode usar condicionador na raiz, mas o que acontece é que a grande maioria dos condicionadores têm silicones insolúveis e derivados do petróleo e nesse caso realmente não é correto usá-lo na raiz. Mas se o condicionador não tiver nenhum desses componentes, ele consegue lavar o couro cabeludo tranquilamente.
![]() |
( www ) |
Por que seguir uma rotina no/low poo?
Porque os sulfatos tem um poder ultra-limpante e ao invés de tirar só a sujeira acabam retirando a hidratação natural dos fios. Além disso, os derivados do petróleo, presente na maioria das máscaras de tratamento, não trazem nenhum benefício real para o fio. Os petrolatos só maquiam o cabelo e escondem o real estado em que ele se encontra, então faz parecer que as madeixas estão super saudáveis mas na realidade os danos permanecem os mesmos.
E o pior é que isso acaba virando um ciclo: você lava o cabelo com sulfato forte, ele resseca os fios, você usa produtos pra tratar e eles só disfarçam o problema e lá vai você usar sulfato e ressecar novamente o cabelo...
Meu cabelo é fino e/ou oleoso, posso seguir uma rotina no/low poo?
Apesar dessa técnica ser muito mais utilizada por pessoas cacheadas e crespas, que têm uma tendência a ter os fios mais secos, não há problema algum uma pessoa com cabelo oleoso ou fino reduzir ou abolir o uso de sulfato.
Eu, por exemplo, tenho o cabelo bem fininho e sempre foi um problema usar leave in ou creme de pentear porque tudo pesa o meu cabelo. Como eu aboli o uso de derivados do petróleo, minha juba acabou ficando mais leve do que antes.
Também é importante ressaltar que tanto cabelo quanto pele quanto mais você retira a oleosidade natural, mais óleo eles passam a produzir como tentativa de reposição. Então nesse caso low poo ou no poo também ajudam bastante.
Lista com os Componentes Liberados e Proibidos
Eu ia listar aqui, mas como o post iria ficar gigante eu optei por deixar o link pra quem se interessar dar uma lida. Então pra ver a listinha é só clicar aqui.
Ah, e tem também um grupo no facebook pra conversar com outras pessoas adeptas da técnica e tirar dúvidas (link aqui).
Ah, e tem também um grupo no facebook pra conversar com outras pessoas adeptas da técnica e tirar dúvidas (link aqui).
Vocês já conheciam esse método de cuidar dos cabelos?
Alguém aí é adepto? E se não, teriam coragem de testar?
Quero saber a opinião de vocês.
Um beijo! ♥
Oi!!!!!!!!!!!!!!!! Eu tenho que falar que nem SABIA que existia essas técnicas e foi bom saber, pra ficar mais ligada no universo feminino, mas, confesso que fiquei até com dó quando você disse que tem uma juba (sério, seu cabelo é LINDO!)
ResponderExcluirTchau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ps: Visite meu blog!
http://paraliseiobico.blogspot.com.br
Obrigada flor ♥
ExcluirJuba é modo de falar, rs.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu e meus 21 anos (LEIA-SE beirando 22) não sabia que existia isso nããão. Velho meu cabelo tem muita química, muita mesmo. Será mesmo que dá certo? Se bem que de todas os experimentos que fiz no meu cabelo, sem dúvida esse seria o menos pior, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirUm beijo lindona, to te seguindo :*
Eu, Barroncas | E à vontade!
Sério, flor?
ExcluirEu acho que daria certo sim, a menina que me apresentou pra rotina mesmo tem o cabelo com bastante química.
Beijos e obrigada ♥
Que legal adorei o post super bem explicado adorei saber sobre essa nova técnica!!!
ResponderExcluirMuito legal você compartilhar
Beijokas da Camila e Carol
http://www.vamospapear.com/
Que bom que gostaram, flores! ♥
ExcluirQue técnicas legais, adorei. Não sabia de nenhuma dessas
ResponderExcluirwww.iamcamilakellen.blogspot.com
Que bom que gostou, flor! <3
ExcluirNão conhecia flor, mas achei bem complicadinha não entendo nada dessas coisas haha (;
ResponderExcluir| Aquarela do Esmalte|
É um processo complicadinho mesmo, rs.
ExcluirGente, deve ser bem complicado ficar nessa rotina ne ? Nao sei se me adaptaria a ela, prefiro fazer normal mesmo kkk. Beijos, tem post novo la no blog.
ResponderExcluirhttp://bhulago.blogspot.com/
É um pouco complicado mesmo, flor. Eu mesma até hoje não me adaptei totalmente, rs.
Excluirnão conhecia mais se pode nos ajudar a deixar os cabelos melhores , ok .. apesar que achei tudo bem complicado rs'
ResponderExcluirbeijos
http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/
Ajuda bastante mesmo, mas realmente não é uma rotina muito fácil de seguir rs.
ExcluirOi, tudo joia?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia, adorei saber. Só achei um pouco complexo para mim, acho que minha preguiça não iria me permitir fazer esse processo hahaha;
Beijos
intoxicadosporlivros.blogspot.com.br
Tudo sim e você ?
ExcluirHahaha, é um processo complexo mesmo.
Conheço a técnica, mas não faço prática! Acho muito interessante e estou sempre em buscar de cremes sem proibidos... Vou alternando... tem dado certo pra mim. E é isso mesmo que você falou, um ciclo sem fim rsrsrs
ResponderExcluirBeijos mil ♥
O papo é dela! ♥
O seu post está bem explicativo. Sinceramente eu ainda não tinha ouvido falar na técnica, mas eu sempre pensei se seria possível usar somente condicionador porquê meus cabelos ficam bem opacos quando lavo o cabelo com shampoo. Agora só falta a disposição pra testar!
ResponderExcluirwww.ninapessoablog.com
Adorei o seu post, tudo muito bem explicado e fácil de entender. Sabe que eu ainda não conhecia essa técnica? Achei bem interessante.
ResponderExcluirBeijos
http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/
Socorrinho menina, não conhecia essa técnica! achei bem interessante!!
ResponderExcluiramei o post, tudo bem explicadinho <3
bjos
http://colecionandoimperfeicoes.blogspot.com.br/
Nunca tinha ouvido falar dessa técnica e amei! Vou começar a prestar mais atenção!
ResponderExcluirwww.atmarinaamancio.blogspot.com.br
Caramba, é cada método novo que a gente fica doida hein? Esse eu nunca tinha ouvido falar, mas me interessei bastante! Vou ler mais sobre isso!
ResponderExcluirBeijos e boa semana ♥
oi naty , s2
ResponderExcluirquanta técnica bacana lindona!
adorei .. beijinhos
Sorria Princesinha
Eu já conhecia, mas tenho medo de testar pelos fios finos e oleosos.. preciso dar uma chance!
ResponderExcluirbeijo
www.tatices.com
Uso No e Low Pow há algum tempo, na verdade, alterno entre os dois e preciso dizer quem ambos mudaram a minha vida, principalmente por que eu tenho cabelos cabelos cacheados e preciso hidratar o cabelo pra isso. Sou a conhecida como a louca do sufato. . Adorei conhecer o blog, tô seguindo ele, SobreLentes.blogspot<
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar nisso, mas achei bem interessante. Vou acessar os links que você indicou! ^^
ResponderExcluirBeijo!
Não conhecia e gostei bastante. Ótimas dicas!
ResponderExcluirUm beijo
Dicas para Todas
Eu não conhecia essa técnica e fiquei muito interessada em saber mais. Vou pesquisar agorinha mesmo. O post tá ótimo e muito bem explicado. Um beijo linda!
ResponderExcluir