segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Já Chega de Abuso Contra a Mulher: Campanha #ComigoNão

Eu fui convidada pela Specialità Lingerie para participar de uma campanha chamada COMIGO NÃO, que tem como objetivo conscientizar toda a sociedade para que possamos ter uma mudança nessa cultura desigual e injusta que ainda vivemos nos dias de hoje. Eu, com certeza, topei participar porque como mulher que sofre com o machismo eu me sinto na obrigação de apoiar uma causa que combate esse abuso.



Infelizmente a violência e o abuso contra a mulher ainda é realidade tanto no Brasil quanto pelo mundo a fora. Dois grandes exemplos recentes: o caso de pedófilos se manifestando nas redes sociais objetificando e sexualizando a Valentina (participante do MasterChef Jr) e também a reação de vários machistas ao tema da redação do Enem, teve até gente postando texto dizendo que a a solução contra a violência doméstica era a mulher deixar sempre a casa arrumada e a comida feita (não lembro se era exatamente isso, mas a ideia era essa). 
É um absurdo em pleno século 21 a gente ter que aguentar pessoas com uma mentalidade tão pequena e ridícula. E tão absurdo quanto ter que aturar, é ainda ter que viver falando o óbvio: que as mulheres merecem respeito porque também são seres humanos!


As estatísticas do IPEA mostram dados extremamente preocupantes e impossíveis de serem relevados, como se fosse algo normal:
"Sete em cada dez mulheres já sofreu ou vai sofrer uma situação de agressão, seja ela física ou psicológica, em algum momento da vida. Destas mulheres, a grande maioria jamais vai falar sobre este assunto, levando consigo cicatrizes irreparáveis, dolorosas, mas invisíveis aos nossos olhos.

Está na hora de dar um basta nisso! Precisamos ser respeitadas e toda a sociedade precisa abraçar esta causa, entender a seriedade do assunto e mudar essa cultura de desvalorização da mulher de uma vez por todas."


Faz pouco tempo que estava rolando a hashtag #meuprimeiroassédio, e eu achei bizarro quando fui tentar lembrar da primeira vez em que sofri um assédio e nem consegui porque é algo tão frequente que já se tornou banal. E isso não tá nem um pouco certo, a gente não deveria achar normal ser assediada a ponto de nem lembrar como isso começou. É nessas horas que eu vejo o quanto a nossa cultura ainda é muito atrasada, tão atrasada que a gente ainda precisa fazer um post pra pedir respeito.

Specialità Lingerie até me mandou uma lista que mostra o quanto a nossa sociedade ainda é bastante machista, segue abaixo:
  • No trabalho, mulheres ainda ganham menos do que homens para exercer as mesmas funções.
  • Em casos de estupro, muitas vezes, a mulher é julgada por pessoas que nem a conhecem. É muito importante deixar claro que a culpa não é da mulher que se veste ou se comporta de maneira adequada ou não: A culpa não é de ninguém senão do estupradorque nada mais é do que um criminoso.
  • Os homens, em geral, precisam enxergar a mulher com mais respeito. Cantadas no meio da rua são péssimas, e eles acham isso o máximo! A gente acaba se sentindo ofendida e, ao mesmo tempo, com medo.
  • Já perceberam que nas festas o Open Bar liberado sempre é só para as mulheres? Será por quê, né? Nesses momentos dá pra notar direitinho como somos tratadas como objetos em muitas ocasiões.
  • Muitas mulheres sofrem com violência doméstica. E quando falamos disso o assunto fica mais sério ainda. Imagina só a pessoa que era “o amor da sua vida” se tornar um monstro que te agride e te aprisiona? Em muitos casos chegam a acontecer assassinatos (crimes que finalmente foram enquadrados na Lei do Feminicídio e agora podem ser julgados com mais rigor).
  • A roupa que uma mulher usa, a maneira como ela se comporta em alguma situação ou até mesmo os lugares que ela frequenta, não são razões que justificam qualquer mal feito a ela por outra pessoa.



O primeiro passo para conseguirmos uma mudança nessa cultura enraizada na nossa sociedade é não tolerar mais isso: nós, mulheres, temos que exigir o respeito que tanto merecemos e pararmos de nos omitir.
"É preciso entender sobre as situações que acontecem com tantas mulheres e, se algum dia qualquer coisa parecida acontecer com você, tenha forças para não aceitar, para não se subjugar ou submeter a algo que você não quer! Muita coisa ruim já aconteceu para que fiquemos caladas sem dizer 'comigo não!' em situações de abuso ou falta de respeito."

O objetivo dessa campanha é empoderar mulheres e fazê-las enxergarem que são capazes de se libertar dessa opressão e caminhar em direção a uma sociedade mais justa.
O grito de guerra dessas mulheres é esse: Comigo Não!

Comigo não, porque a vida de uma mulher, seu corpo e seu destino, não pertencem a ninguém a não ser ela mesma.
Comigo não, porque nenhuma mulher merece sofrer maus tratos de homem algum.
Comigo não, porque é necessário força e coragem para vencer o medo e transformar uma realidade assustadora em algo que fique para sempre no passado.

Apoie esta causa! Conheça a campanha #COMIGONÃO:
Sobre a campanha e sobre quem a apoia: www.specialitalingerie.com.br/comigonao
Página do Facebook da campanha #COMIGONÃO: https://www.facebook.com/comigonao


Lembre-se: Quando você permanece neutro(a) em qualquer situação de opressão, você também se torna opressor. Disque 180 e denuncie!

Me acompanhe nas redes sociais:
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Super bacana essa campanha. Acabei de ver no noticiário que por dia, no Brasil, são assassinadas 13 mulheres. Um absurdo!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa campanha é maravilhosa, muito importante.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir
  3. A campanha é incrível!
    Muito bom saber que há marcas muito preocupadas com isso!
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/
    Não deixem de seguir a fanpage de blog e acompanhar as novidades! http://on.fb.me/1IL89vv

    ResponderExcluir
  4. Estou super apoiando a causa, super nobre e que merece todo o nosso apoio! Uma bela iniciativa da Specialità. Bjs

    www.blogdatatah.com
    www.facebook.com/blogdatatah

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, você sempre trazendo inspirações maravilhosas para nós, seus seguidores, adoreiiii!
    Bju Bju
    www.rascunhosdeestilo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei esse seu post. Eu fiz o Enem esse ano e AMEII o tema da redação que foi Violencia contra mulher, coloquei tudo que estava engasgado dentro de mim para fora.


    http://www.isadoramonteiro.com.br/2015/11/recebidos-da-sublime.html

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito dessa campanha e acho que todas as mulheres deviam se unir para apoiar umas às outras para lutar para acabar com esse problema tão sério. Tô achando muito bacana a visibilidade que esse tema tem recebido, em campanhas, noticiários, até mesmo como tema do Enem.
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ótima campanha, parabéns pela iniciativa de participar!
    Nós mulheres temos que parar de fazer "guerrinha" entre nós e nos unirmos para seremos respeitadas!
    #comigonão !!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou super a favor a essa causa e a campanha e participando, claro.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Essa campanha é ótima , eu já sofri violência , não física , mas psicológica que é a pior de todas e por alguem que dizia me amar ...
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  11. Essa campanha é fundamental para o fim do abuso contra mulher, pois trás dados muitos importantes. Também apoiamos a causa.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ver essa campanha em outro blog e eu simplesmente a adorei. Esse tipo de abuso, assim como qualquer outro, precisa ser erradicado o mais rápido possível. Super apoio à causa!!!

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha visto essa campanha, achei a iniciativa da marca, excelente!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Super apoio a campanha, to adorando ver as publicações sobre!
    Um beijo

    Dicas para Todas
    Sorelle di Vita - Loja online

    ResponderExcluir
  15. Sensacional a campanha ~ tenho visto algumas blogueiras se engajando na causa, que eu super apoio também!

    ResponderExcluir
  16. Que ótima campanha, devemos sempre apoiar boas causas como essa!

    Eliana,
    http://around-eliana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  17. Vou te passar o link do Blog! Isso tem que parar, né?!

    Aquela duplinha é maravilhosa. Estou amando usar! Recomendo.

    Vi essa campanha em outros Blogs e achei muito bacana. É um tema importantíssimo de ser disseminado. Essa cultura machista tem que mudar e isso só vai acontecer se lutarmos juntas.

    Ótima terça, Natalia!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  18. Esta campanha é muito importante. Parabéns!!!
    Super bjks ♥
    CariocaBásica

    ResponderExcluir
  19. É um absurdo é machista, tudo que acontece com as mulheres é por culpa unica e exclusiva dela. Acho que eles nem param pra pensar o quanto é chato pra gente andar de calça no calor, pq eles não conseguem ficar sem soltar aqueles "elogios" (só se for pra mãe deles).

    Beijos Amora
    Amoras com Classe

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente é um problema que existe...é triste mas é a realidade. é preciso alertar consciências.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir